O “Cascais Opera” – Concurso Internacional de Canto teve a sua edição inaugural em Abril de 2024, no Centro Cultural de Cascais e no Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa. Pensado como ‘montra’ para os mais promissores entre os novos valores do canto operático, o Concurso Internacional de Canto de Cascais recebeu mais de duzentas candidaturas de 39 países e de todas as tipologias vocais, com idades compreendidas entre os 18 e os 32 anos.
Destes resultaram 8 brilhantes finalistas, todos merecedores de serem “Grand-Prix – Égide”, que foi finalmente atribuído a um excepcional concorrente, o barítono coreano Hae Kang.
Fique a conhecer o nosso ilustre painel de Jurados. Pode saber mais sobre cada um deles ao clicar no botão em baixo.
Subscreva a nossa newsletter para ficar a par do concurso.
Recordaremos os papéis marcantes de Teresa Berganza em todas as personagens que interpretou, nomeadamente a inesquecível “Carmen”, numa Gala especial no Casino Estoril, dia 11 de Abril.
Uma vez que o Júri do Concurso Internacional de Canto inclui grandes cantores que são simultaneamente grandes pedagogos, o Cascais Ópera vai organizar masterclasses abertas ao público e também para os candidatos.
Os finalistas do concurso irão atuar no Teatro Nacional de São Carlos, num palco cheio de glória, onde o espírito de Maria Callas, numa Traviata memorável, está sempre presente!
Provavelmente já lhe aconteceu: ver uma paisagem incrível, tirar uma fotografia e perceber que a grandeza do cenário era impossível de captar. É como tentar descrever uma emoção forte, mas não encontrar as palavras certas. Há uma razão para isso: algumas coisas são realmente feitas para serem experimentadas. Cascais é uma delas.
Após preencher a informação pedida, carregue em subscrever.
Over the past three decades, primarily in London, Portugal and Amsterdam, Dr Jorge Balça
has developed a strong portfolio of work and a unique combination of skillsets – as a stage
director (of theatre, opera, and hybrid forms), a teacher and workshop leader, a presentation
skills, acting and creativity coach, and practice-based researcher. His work in all these
domains is distinguished by his commitment to and skill in making fantasy and invention
emerge from precise knowledge and training – and by his ability to inspire a similar alchemy
in his collaborators.
Classically trained as an actor and countertenor, he studied theatre directing in London and
Moscow, specialising in Shakespeare, techniques of adaptation, Meyerhold and commedia
dell’arte. Jorge also holds a PhD exploring the dramatic training of opera performers.
With a love for site-specific projects and collaborative forms, and an equal flair for comedy
and drama, his work is dramaturgically inventive, visually striking, and physically engaged.
He was the artistic director of Bloomsbury Opera and associate director of The Opera
Makers, both in London. In Portugal, he has recently directed L’Heure Espagnole and The
Turn of the Screw at Centro Cultural de Belém, and Don Giovanni and La Voix Humaine at
Festival de Ópera de Óbidos.
Jorge is committed to his work as a teacher, having taught at the Dutch National Opera
Academy, Morley College London, Universidade de Évora and other institutions. He
maintains an international coaching private practice and is the acting coach at the Neil
Semer Vocal Institute in Italy.
Este site usa cookies para uma melhor experiência de utilizador.
Ao usar este site está a concordar com as nossas Politica de Privacidade e Termos e Condições.