Candidata-te Agora!

Apresentação do Concurso

© Ricardo Junqueira

Sergei Leiferkus

Director Artístico e Presidente do Júri 2024

Adriano Jordão

Director Artístico

Cascais Ópera – Concurso Internacional de Canto

O “Cascais Opera” – Concurso Internacional de Canto teve a sua edição inaugural em Abril de 2024, no Centro Cultural de Cascais e no Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa. Pensado como ‘montra’ para os mais promissores entre os novos valores do canto operático, o Concurso Internacional de Canto de Cascais recebeu mais de duzentas candidaturas de 39 países e de todas as tipologias vocais, com idades compreendidas entre os 18 e os 32 anos.

Destes resultaram 8 brilhantes finalistas, todos merecedores de serem “Grand-Prix – Égide”, que foi finalmente atribuído a um excepcional concorrente, o barítono coreano Hae Kang.

Permitimo-nos salientar a brilhante participação portuguesa, com destaque para Sílvia Sequeira, 1º Prémio “Teresa Berganza” para voz feminina, Teresa Sales Rebordão e Constança Melo, contratadas por diversas Óperas e importantes festivais de música.

O Director Artístico e conceituado barítono, Sergei Leiferkus, será também em 2025 o Presidente do Júri Internacional, que integra importantes personalidades do mundo da Ópera como Pal Moe, de Glyndebourne, Ivan van Kalmthout , director artístico do Teatro Nacional de São Carlos ou a soprano Juliane Banse.
A fase final do Concurso terá lugar este ano no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, uma das salas mais reputadas da Europa, e os concorrentes finalistas terão aí a acompanhá-los a orquestra do Teatro Nacional de São Carlos – Orquestra Sinfónica Portuguesa, mantendo-se assim a excelente colaboração entre o Cascais Ópera e o TNSC.

Vila com uma rica e prestigiosa história, escolhida por numerosos membros de famílias reais e celebridades ao longo do século XX e XXI como local de residência ou de visita, Cascais combina o ‘glamour’ desse passado com grandes eventos no presente, que conjugam cultura e atratividade turística.

Munido da ambição de se tornar rapidamente num dos mais prestigiados concursos do canto lírico internacional, o Cascais Ópera – Concurso Internacional de Canto desenvolve já um positivo processo de candidatura à WFIMC – World Federation of International Music Competitions, contribuindo assim para reforçar a peso cultural de Cascais no panorama da Ópera, a nível mundial.

Sergei Leiferkus e Adriano Jordão

Directores Artísticos

© Turismo de Cascais

Carlos Carreiras

Presidente da Câmara de Cascais

É com grande satisfação que dou as boas-vindas ao projeto Cascais Ópera que, através da sua primeira iniciativa, o “Concurso Internacional de Canto de Cascais”, trará até nós a elite do meio operático internacional.

Foi um ilustre munícipe de Cascais, há dez anos residente entre nós e uma das mais importantes referências mundiais do canto lírico, o barítono Sergei Leiferkus, quem trouxe a iniciativa que assumimos com empenho e votos de continuidade.

À equipa envolvida no projeto juntam-se no júri e nos prémios as maiores casas de ópera da Europa incluindo, claro, o nosso Teatro Nacional de São Carlos onde terão lugar as provas finais , sendo que as outras provas preliminares serão realizadas em equipamentos municipais.

De 6 a 14 de abril de 2024, na sua primeira edição do Concurso Internacional de Canto, cantores de todo o mundo encherão Cascais de música e serão esses cantores quem futuramente levará consigo o nome de Cascais na continuidade das suas carreiras.

A todos os meus votos de êxito.

Carlos Carreiras

Presidente da Câmara de Cascais

Newsletter
Cascais ópera

Obrigado por subscrever a nossa Newsletter!

Over the past three decades, primarily in London, Portugal and Amsterdam, Dr Jorge Balça
has developed a strong portfolio of work and a unique combination of skillsets – as a stage
director (of theatre, opera, and hybrid forms), a teacher and workshop leader, a presentation
skills, acting and creativity coach, and practice-based researcher. His work in all these
domains is distinguished by his commitment to and skill in making fantasy and invention
emerge from precise knowledge and training – and by his ability to inspire a similar alchemy
in his collaborators.

Classically trained as an actor and countertenor, he studied theatre directing in London and
Moscow, specialising in Shakespeare, techniques of adaptation, Meyerhold and commedia
dell’arte. Jorge also holds a PhD exploring the dramatic training of opera performers.
With a love for site-specific projects and collaborative forms, and an equal flair for comedy
and drama, his work is dramaturgically inventive, visually striking, and physically engaged.
He was the artistic director of Bloomsbury Opera and associate director of The Opera
Makers, both in London. In Portugal, he has recently directed L’Heure Espagnole and The
Turn of the Screw at Centro Cultural de Belém, and Don Giovanni and La Voix Humaine at
Festival de Ópera de Óbidos.

Jorge is committed to his work as a teacher, having taught at the Dutch National Opera
Academy, Morley College London, Universidade de Évora and other institutions. He
maintains an international coaching private practice and is the acting coach at the Neil
Semer Vocal Institute in Italy.

Este site usa cookies para uma melhor experiência de utilizador.

Ao usar este site está a concordar com as nossas Politica de Privacidade e Termos e Condições.

This site is registered on wpml.org as a development site. Switch to a production site key to remove this banner.