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do Concurso Cascais Ópera
Encerrar a primeira edição do ”Cascais Ópera” – Concurso Internacional de Canto no Teatro Nacional de São Carlos era uma das nossas ambições, desde a sua criação.
E provou-se que um grande concurso, com uma vocação internacional testemunhada pelas dezenas de países representados por centenas de candidatos, poderia merecer bem esta honra.
E ao ver concretizado este desejo, beneficiamos da sensação de dever cumprido, graças à excepcional colaboração com o OPART, E.P.E. e com o Teatro Nacional de São Carlos, através de um dos seus corpos artísticos, a Orquestra Sinfónica Portuguesa, bem como com a presença no júri do seu Diretor Artístico, Ivan van Kalmthout, um dos mais internacionalmente reconhecido especialista em concursos vocais.
Vimos com orgulho o altíssimo nível artístico dos candidatos bem como a extraordinária presença portuguesa, prova inequívoca das nossas qualidades pessoais e pedagógicas, ao mais alto nível mundial.
E o público que, entusiasticamente, acompanhou todo o Concurso, poderá agora votar na sua ou no seu candidato preferido, participando assim também ativamente neste evento que se pretende profundamente democrático.
Terminada esta primeira edição, preparamos desde já a sua continuidade em Abril/Maio de 2025, contando sempre na presidência do Júri com o grande barítono Sergei Leiferkus, alma desde o início desta extraordinária aventura musical.
Que seja assim esta a primeira de muitas edições do “Cascais Ópera”!
Alexandra Maurício – Diretora Cascais Ópera
Adriano Jordão – Diretor Artístico
De olhos no futuro
É com grande alegria, e saudando a iniciativa, que o OPART – Organismo de Produção Artística, E.P.E. e o Teatro Nacional de São Carlos acolhem a sessão final da primeira edição do Concurso Internacional de Canto Cascais Ópera, abrindo as portas do bicentenário São Carlos a uma nova geração internacional de cantores líricos.
Como único teatro lírico do País, cabe-nos dialogar e colaborar com novos projetos e parceiros que estejam alinhados com as nossas obrigações de serviço público, independentemente da sua natureza ou origem. Neste caso, congratulamo-nos que o Cascais Ópera tenha surgido da sociedade civil, através da Associação CIVOC, apoiada por instituições públicas e impulsionada pelo tecido económico na sua vertente mecenática que, no seu todo, constitui mais uma evidência do interesse que a ópera suscita e do extraordinário potencial que encerra. Destacamos também a cumplicidade da RTP, que se mantém intransigente no seu papel de veículo fundamental para tornar acessível a ópera a públicos mais alargados e fisicamente distantes.
De entre as inúmeras razões artísticas para esta parceria, salientamos, por um lado, o importante papel dos concursos de canto na descoberta de novos cantores e no rejuvenescimento dos elencos e da Ópera; por outro lado, trata-se de um espaço singular para que os cantores e programadores estrangeiros possam conhecer o panorama do canto em Portugal; e, em sentido inverso, a oportunidade dos cantores portugueses – e foram seis os que iniciaram esta aventura – poderem equiparar-se aos seus congéneres e situar-se no panorama internacional.
No fosso do Teatro Nacional de São Carlos, estará a Orquestra Sinfónica Portuguesa, agrupamento residente do nosso teatro e referência a nível nacional que, ao longo dos seus 31 anos de existência, tem assegurado e vivenciado as mais inesquecíveis atuações por parte de virtuosos solistas.
Ao público que nos tem acompanhado com uma fidelidade e um entusiasmo inabaláveis, convidamo-lo a ser parte deste dia tão promissor, aplaudindo todos os finalistas e contribuindo ativamente para a eleição de um premiado.
Porque a ópera é de todos e para todos.
Conceição Amaral – Presidente do Conselho de Administração do OPART – E.P.E
Ivan van Kalmthout – Diretor Artístico do Teatro Nacional de São Carlos
Tom Woods nasceu na Tanzânia e cresceu em Perth (Austrália), onde estudou violoncelo e piano, bem como direção de orquestra com Richard Gill no Conservatório da Austrália Ocidental. Uma bolsa de estudo do Ministério dos Negócios Estrangeiros permitiu-lhe continuar os estudos em Moscovo com o maestro Vladimir Ponkin.
De regresso à Austrália, Tom Woods juntou-se à Opera Australia em 1993, tornando-se o mais jovem maestro da história da companhia com a sua estreia em Tom Woods foi Diretor Artístico da Orquestra Juvenil de Sydney de 1999 a 2004, Diretor de Planeamento Artístico da Sinfónica de Queensland de 2006 a 2010 e Maestro Chefe da Orquestra Sinfónica de Christchurch de 2008 a 2014. Para além da sua agenda preenchida no seu país natal, dirigiu na Alemanha, Itália, Dinamarca, Suécia, Rússia, Japão, China e em toda a Australásia com orquestras como a Filarmónica de Osaka, a Filarmónica de Sendai, a Orquestra do Festival de Londres e a Orquestra Sinfónica de Krasnoyarsk.
Em 2014, Tom Woods mudou-se para a Alemanha, onde tem trabalhado desde então como Diretor Geral Adjunto de Música no Teatro Regensburg.
Desde a temporada 2023/24, Tom Woods é também responsável como Conselheiro Artístico da Orchestra Victoria em Melbourne, Austrália.
O versátil maestro também é bem-sucedido como compositor e arranjador.
Criada em 1993, a Orquestra Sinfónica Portuguesa (OSP) é um dos corpos artísticos do Teatro Nacional de São Carlos e tem vindo a desenvolver uma atividade sinfónica própria, incluindo uma programação regular de concertos e participações em festivais de música nacionais e internacionais. Colabora regularmente com a Rádio e Televisão de Portugal através da transmissão dos seus concertos e óperas pela Antena 2, designadamente a realização da tetralogia O anel do Nibelungo, transmitida na RTP2, e da participação em iniciativas da própria RTP, como o Prémio Pedro de Freitas Branco para Jovens Chefes de Orquestra, o Prémio Jovens Músicos-RDP e a Tribuna Internacional de Jovens Intérpretes. No âmbito das temporadas líricas e sinfónicas, a OSP tem-se apresentado sob a direção de notáveis maestros, como Rafael Frühbeck de Burgos, Alain Lombard, Nello Santi, Alberto Zedda, Harry Christophers, George Pehlivanian, Michel Plasson, Krzysztof Penderecki, Djansug Kakhidze, Milán Horvat, Jeffrey Tate e Iuri Ahronovitch, entre outros. A discografia da OSP conta com dois CD para a etiqueta Marco Polo, com as Sinfonias n.os 1, 3, 5 e 6 de Joly Braga Santos, que gravou sob a direção do seu primeiro maestro titular, Álvaro Cassuto, e Crossing borders (obras de Wagner, Gershwin e Mendelssohn), sob a direção de Julia Jones, numa gravação ao vivo pela Antena 2.
Em maio de 2022, foi lançado o CD editado pela Naxos com obras de Fernando Lopes-Graça, sob a direção de Bruno Borralhinho. No cargo de maestro titular, seguiram-se José Ramón Encinar (1999-2001), Zoltán Peskó (2001-2004) e Julia Jones (2008-2011); Donato Renzetti desempenhou funções de primeiro maestro convidado entre 2005 e 2007.
Joana Carneiro foi maestrina titular de 2014 a 2021. Atualmente, a direção musical está a cargo de Antonio Pirolli, seu maestro titular. A Orquestra Sinfónica Portuguesa completou 30 anos de atividade em 2023.
# | Finalist | Composer | Opera | Aria |
---|---|---|---|---|
1 | Hovhannes Karapetyan |
Gioachino Rossini Wolfgang Amadeus Mozart |
La Cenerentola Don Giovanni |
Miei rampolli femminini (Don Magnifico) Madamina, il catalogo è questo (Leporello) |
8 | Sílvia Sequeira |
Wolfgang Amadeus Mozart Giuseppe Verdi |
Don Giovanni La forza del destino |
In quali accessi… Mi tradì (Donna Elvira) Pace, pace mio Dio (Leonora) |
11 | ByeongMin Gil |
Sergei Rachmaninov Gioachino Rossini |
Aleko Il barbiere di Siviglia |
Ves' tabar spit (Aleko) La calunnia è un venticello (Don Basilo) |
12 | Teresa Sales Rebordão |
Johann Strauss II Charles Gounod |
Die Fledermaus Romeo et Juliette |
Ich lade gern mir Gäste ein (Count Orlovsky) Que fais-tu, blanche tourterelle (Stéphano) |
20 | Jan Wouters |
Christoph Willibald Gluck Gioachino Rossini |
Orfeo ed Euridice Tancredi |
Che farò senza Euridice (Orpheo) Oh patria… Di tanti palpiti (Tancredi) |
21 | Hae Kang |
Wolfgang Amadeus Mozart Gioachino Rossini |
Le nozze di Figaro Il barbiere di Siviglia |
Hai gia vinta la causa (Conte Almaviva) Largo al factotum della città (Figaro) |
28 | Anna Erokhina |
Camille Saint-Saëns Georges Bizet |
Samson et Dalila Carmen |
Amour, viens aider ma faiblesse (Dalila) Quand je vous aimerai... L'amour est un oiseau rebelle (Carmen) |
30 | Haesu Kim |
Giuseppe Verdi Giacomo Puccini |
Rigoletto La Bohème |
La donna è mobile (Duca di Mantova) Che gelida manina (Rodolfo) |
Está prevista a atribuição dos seguintes prémios no Cascais Ópera 2024
Este prémio é atribuído pela Égide – Associação Portuguesa das Artes
O vencedor deste prémio receberá ainda um contrato com Teatro Nacional de São Carlos
5.000,00€
3.500,00€
2.500,00€
1.500,00€
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do Concurso Cascais Ópera
Diretora Geral
Alexandra Maurício
Diretores Artísticos
Adriano Jordão | Sergei Leiferkus
Consultora
Maria Amélia Albuquerque
Produção Executiva
Madalena Braga Vidal | Ricardo Mendes
Produção e Coordenador Internacional
António Sá-Dantas
Apoio à Produção
Marta Lontrão
Cindy Valian
Edna Sousa
Joana Teixeira
Carlota Vidal
Finanças e Contabilidade
Cristina Prista
Comunicação
Ana Abrantes
Assessoria de Imprensa
Liliana Soares | António Marinho
Imagem e Web-design
Dimensão Global
Designer Gráfico
Joel Ribeiro
Vídeo e Grafismos
Igor Almeida
Redes Sociais
Ködö
Conteúdos
André Graça
Vídeo e Fotografia
Ricochete Films
Direção Técnica
Rui Braga | Pedro Rua
Direcção de cena (Carmen)
Rita Alves
Pianistas Acompanhadores
Eduardo Jordão (coordinator)
Gonçalo Simões
Natalia Riabova
Alessandro Praticò
Michael Sikich
Pianos e Afinação
Paulo Pimentel
Documentário Cascais Ópera
João Moreira dos Santos, coordinator
Fernando Mendes, images
Paulo Seabra, editing
Inês Correia Santos, RTP producer
Conselho de Administração
Conceição Amaral –PRESIDENTE
Rui Morais – VOGAL
Sofia Meneses – VOGAL
Serviço Educativo e De Pedagogia
Pedro Teixeira da Silva
Direção Financeira e Administrativa
Marco Prezado – DIRETOR
Setor Financeiro
Fátima Ramos – CHEFE
Raquel Mergulhão
Rute Gato
Setor de Aquisições
Edna Narciso – CHEFE
Marta Gamito
Setor de Limpeza
Maria Teresa Gonçalves – ENCARREGADA
Maria de Lurdes Moura
Maria do Céu Cardoso
Maria Isabel Sousa
Setor Expediente e Economato
Anabel Segura
Setor de Bilheteira
Laura Barbeiro
Luísa Lourenço
Rita Martins
Direção de Recursos Humanos
Pedro Quaresma – DIRETOR
Jéssica Santos
Sofia Teopisto
Vânia Guerreiro
Zulmira Mendes
Direção de Manutenção
Vítor José – DIRETOR
Nuno Cassiano
Armando Cardoso
Artur Raposo
Carlos Pires
Carlos Santos
Miguel Cardoso
Nuno Estevão
Rui Ivo Cruz
Rui Rodrigues
Susana Santos
Direção de Comunicação e Marketing
Sara Gil – DIRETORA
Gabinete de Informática
Pedro Penedo
Diretor Artístico
Ivan van Kalmthout
Adjunta do Diretor Artístico
Cátia Pereira
Direção de Produção
Alda Giesta – DIRETORA
Mafalda Gouveia – DIRETORA
ADJUNTA (em substituição)
Luís Marreiros
Marta Silva
Gabinete de Contratação de Artistas
Alessandra Toffolutti – COORDENADORA
Fátima Machado
Setor de Costura
Ana Paula Simaria – CHEFE
Célia Libânio
Diogo Santos
Márcia Val Miyamoto
Direção Técnica
Joana Camacho – DIRETORA
João Paulo Araújo ADJUNTO (em acumulação)
Miguel Mendes
Setor de Maquinaria
João Paulo Araújo – CHEFE
Felipe Loch
Fernando Correia
Fernando Pinto
Gino Moretti
Gonçalo Gonçalves
Joaquim Cândido Costa
Marcus Severiano
Paulo Silva
Rui Carmo
Setor de Iluminação
José Diogo – CHEFE
Carla Pereira
Carlos Vaz
Daniel Morais
Geraldo Junior
Joaquim Almeida
Pedro Galo
Setor de Som e Vídeo
Miguel Pessanha – CHEFE
Telmo Costa
Setor de Contra-Regra
João Lopes – CHEFE
Herlander Valente
Direção de Cena
Bernardo Azevedo Gomes – DIRETOR
Álvaro Santos
Safira Ramos
Setor de Arquivo
Fernando Carvalho
Setor de Guarda-Roupa
Anabela Pires Vicente
Patrícia Abreu
Direção de Estudos Musicais
João Paulo Santos – DIRETOR
Joana David
Nuno Margarido Lopes
Direção do Coro e Orquestra
Margarida Clode – DIRETORA
João Carlos
Andrade – ADJUNTO (em acumulação)/ COORDENADOR DO CORO
Celeste Patarra – COORDENADORA DA OSP
Diana Gonçalves
Isabel Pina
Jerónimo Fonseca
Maria Beatriz Loureiro
Nuno Guimarães
Sandra Correia
Gabinete de Documentação Musical
Paula Coelho da Silva – COORDENADORA
Inês Souza e Faro
Tiago Flores
Gabinete de Comunicação e Marketing
Raquel Maló Almeida – COORDENADORA
André Quendera
Jorge Rodrigues
Margarida Macedo de Sousa
Maria Salgado
MAESTRO TITULAR
ANTONIO PIROLLI
I VIOLINOS
PAVEL AREFIEV
VELIYANA YORDANOVA
JORGE GONÇALVES
ANTÓNIO FIGUEIREDO
ISKRENA YORDANOVA
ANABELA GUERREIRO
ALEXANDER MLADENOV
MARGARETA SANDROS
LAURENTIU IVAN-COCA
LUÍS SANTOS
PAULA CARNEIRO
WITOLD DZIUBA
CARMÉLIA SILVA
LYZA VALDMAN*
AURORA VORONOVA
PATRÍCIA TOMÉ*
KATARINA MAJEWSKA
DAVID ASCENSÃO*
PEDRO MUÑOZ
CECILE PAYS
ISABEL PEREIRA
SANDRA MOURA
LEONOR FLEMING*
DAVIDE NAVELLI*
VIOLONCELOS
HILARY ALPER
CAROLINA MATOS
EMÍDIO COUTINHO
LUÍS CLODE
CONTRABAIXOS
DUNCAN FOX
MARIA DELMAR*
VANESSA LIMA*
ANABELA MALARRANHA
RUI MATOS (Picc)
ANA BAGANHA (Picc)
OBOÉS
LUÍS PEREZ
LUIS MARQUES
ELIZABETH KICKS (C.i)
CLARINETES
FRANCISCO RIBEIRO (+Cl.mib)
CÂNDIDA OLIVEIRA
JORGE TRINDADE (+ClB)
SAXOFONE
RITA NUNES*
FAGOTES
DAVID HARRISON
ROBERTO ERCULIANI
JOANA MAIA
CAROLINO CARREIRA
TROMPAS
PAULO GUERREIRO
CARLOS ROSADO
LAURENT ROSSI
TRACY NABAIS
TROMPETES
ANTÓNIO QUÍTALO
PEDRO MONTEIRO
JORGE ALMEIDA (+Crnt)
LATCHEZAR GOULEV (+Crnt)
TROMBONES
JARRETT BUTLER
VÍTOR FARIA
JOAQUIM ROCHA (Trbn.B)
TUBA
ILÍDIO MASSACOTE
TÍMPANOS
ELIZABETH DAVIS
PERCUSSÃO
RICHARD BUCKLEY
LÍDIO CORREIA
PEDRO ARAÚJO E SILVA
JOÃO MIGUEL BRAGA SIMÕES*
HARPAS
CARMEN CARDEAL
CELESTA//PIANOFORTE
NUNO MARGARIDO LOPES
JOANA DAVID
REFORÇOS *
Após preencher a informação pedida, carregue em subscrever.
Over the past three decades, primarily in London, Portugal and Amsterdam, Dr Jorge Balça
has developed a strong portfolio of work and a unique combination of skillsets – as a stage
director (of theatre, opera, and hybrid forms), a teacher and workshop leader, a presentation
skills, acting and creativity coach, and practice-based researcher. His work in all these
domains is distinguished by his commitment to and skill in making fantasy and invention
emerge from precise knowledge and training – and by his ability to inspire a similar alchemy
in his collaborators.
Classically trained as an actor and countertenor, he studied theatre directing in London and
Moscow, specialising in Shakespeare, techniques of adaptation, Meyerhold and commedia
dell’arte. Jorge also holds a PhD exploring the dramatic training of opera performers.
With a love for site-specific projects and collaborative forms, and an equal flair for comedy
and drama, his work is dramaturgically inventive, visually striking, and physically engaged.
He was the artistic director of Bloomsbury Opera and associate director of The Opera
Makers, both in London. In Portugal, he has recently directed L’Heure Espagnole and The
Turn of the Screw at Centro Cultural de Belém, and Don Giovanni and La Voix Humaine at
Festival de Ópera de Óbidos.
Jorge is committed to his work as a teacher, having taught at the Dutch National Opera
Academy, Morley College London, Universidade de Évora and other institutions. He
maintains an international coaching private practice and is the acting coach at the Neil
Semer Vocal Institute in Italy.
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