Candidata-te Agora!

Programa 2024

Os Nossos Principais Eventos e Masterclasses

Cerimónia de abertura

6 de Abril

No dia 6 de Abril, no Centro Cultural de Cascais, receberemos os Concorrentes, os Membros do Júri, os Mecenas, os Parceiros, os Convidados de Honra e as Instituições Oficiais que connosco, CIVOC, tornaram este sonho realidade. Sabemos que este concurso irá juntar todos os concorrentes num valor universal comum: Música e Ópera!

Primeiras Provas e Semifinais

7, 8 de Abril – Primeiras Provas

.

10 e 11 de Abril – Meias-finais

Os candidatos admitidos às atuações presenciais prestarão provas no Centro Cultural de Cascais, em sessões abertas ao público e a todos os amantes de ópera.

Os melhores cantores serão escolhidos para as Semifinais onde, além de duas árias de ópera, também é obrigatória a interpretação de uma “lied” ou “chanson”, trazendo uma nova luz às apresentações.

Gala da Ópera
“Carmen para Berganza”

.

Orquestra Sinfónica de Cascais

11 de Abril

“Teresa Berganza esteve no projecto do Cascais Ópera desde o início e seria naturalmente membro do Júri. Falámos muitas vezes deste magnífico projecto como falámos muitas vezes do seu amor por Portugal, onde cantava enquanto ainda era estudante no Conservatório. Veio tantas vezes a Portugal, para a Ópera (TNSC), para festivais como os Açores ou a Casa de Mateus e também como solista da Orquestra Sinfónica Portuguesa. E sempre com um sucesso retumbante! Recordaremos os seus papéis marcantes em todas as personagens que interpretou, nomeadamente a inesquecível Carmen, numa sessão especial no Casino Estoril, dia 11 de Abril.”
Adriano Jordão

© Bruno Frango

Finais

.

Orquestra Sinfónica Portuguesa

14 de Abril

Os finalistas escolhidos irão atuar no Teatro Nacional de São Carlos, num palco cheio de glória, onde o espírito de Maria Callas, numa Traviata memorável, está sempre presente! Apoiados pela Orquestra Sinfónica Portuguesa e pelo nosso teatro de Ópera, os candidatos disputarão o “Grand Prix” e outros Prémios procurando que o seu sonho se torne realidade, perante um público entusiasmado e deslumbrado.

Masterclass de voz

Pelos membros do Júri

9, 12 e 13 de Abril

Dado que o Júri do Concurso Internacional de Voz inclui grandes cantores que são simultaneamente grandes pedagogos, o Cascais Ópera tem a oportunidade de ministrar masterclasses abertas, também para os candidatos. Abertas a estudantes, cantores e também aos candidatos.

Paralelamente ao concurso, decorrerão masterclasses de voz nos dias 9, 12 e 13 de Abril, na Casa das Histórias Paula Rego, alargando desta forma o âmbito do evento.

Masterclass "REPRESENTAR ATRAVÉS DO MÉTODO DO CANTO"

Masterclasses de representação num de Palco de Ópera

9, 12 e 13 de Abril

Após uma apresentação pública do Teatro Nacional da Sérvia, Novi Sad, com fotografias, pequenos excertos das óperas, solistas notáveis, oficinas de figurinos e cenografia, o Diretor Principal de Ópera, Aleksandar Nicolic, conduzirá uma masterclass sob o expressivo nome: “REPRESENTAR ATRAVÉS DO MÉTODO DO CANTO”.

Os participantes da masterclass deverão propor três árias, das quais duas serão escolhidas e uma priorizada para o trabalho. Serão aceites até nove participantes em três sessões.

Newsletter
Cascais ópera

Obrigado por subscrever a nossa Newsletter!

Over the past three decades, primarily in London, Portugal and Amsterdam, Dr Jorge Balça
has developed a strong portfolio of work and a unique combination of skillsets – as a stage
director (of theatre, opera, and hybrid forms), a teacher and workshop leader, a presentation
skills, acting and creativity coach, and practice-based researcher. His work in all these
domains is distinguished by his commitment to and skill in making fantasy and invention
emerge from precise knowledge and training – and by his ability to inspire a similar alchemy
in his collaborators.

Classically trained as an actor and countertenor, he studied theatre directing in London and
Moscow, specialising in Shakespeare, techniques of adaptation, Meyerhold and commedia
dell’arte. Jorge also holds a PhD exploring the dramatic training of opera performers.
With a love for site-specific projects and collaborative forms, and an equal flair for comedy
and drama, his work is dramaturgically inventive, visually striking, and physically engaged.
He was the artistic director of Bloomsbury Opera and associate director of The Opera
Makers, both in London. In Portugal, he has recently directed L’Heure Espagnole and The
Turn of the Screw at Centro Cultural de Belém, and Don Giovanni and La Voix Humaine at
Festival de Ópera de Óbidos.

Jorge is committed to his work as a teacher, having taught at the Dutch National Opera
Academy, Morley College London, Universidade de Évora and other institutions. He
maintains an international coaching private practice and is the acting coach at the Neil
Semer Vocal Institute in Italy.

Este site usa cookies para uma melhor experiência de utilizador.

Ao usar este site está a concordar com as nossas Politica de Privacidade e Termos e Condições.

This site is registered on wpml.org as a development site. Switch to a production site key to remove this banner.